Business Intelligence aplicado ao Marketing

O conceito Big Data é algo novo para muitos, mas mesmo antes de existir qualquer meio digital e/ou tecnologias computacionais, os dados já eram gerados. A diferença é que nos dias de hoje geramos muito mais dados com dispositivos como smartphones e TVs. Além disso, temos as redes sociais que geram informações maioritariamente públicas o tempo todo. Hoje já é realidade a existência de carros, frigoríficos e dispositivos Wearable  conectados entre si e gerando ainda mais dados para serem processados e transformados em informações úteis.

O diferencial do Big Data está justamente conectado à possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos. A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados leva-nos a inovar e a ter esse caminho como premissa básica nos negócios.

Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado através dos nossos consumidores, extraindo o que eles dizem sobre tudo o que fazem. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em redes sociais e cruzar com os dados internos da sua empresa e assim criar insights incríveis.

A essência do conceito está em gerar valor para negócios. Quanto mais dados temos, maior o esforço de processamento para gerar informações. Sendo assim, a velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o Big Data pode proporcionar à sua empresa.

O que é Big Data Marketing?

O Big Data Marketing é a aplicação da análise massiva de dados na área do marketing, sendo auxílio na compreensão dos consumidores e melhoramento de estratégias.

Num setor que depende diretamente de insights precisos para atingir o seu público-alvo, o Big Data é a melhor forma de afunilar o relacionamento com os consumidores e criar campanhas muito mais efetivas.

A possibilidade de recolher dados das redes sociais e canais digitais são uma verdadeira mina de ouro para os profissionais de marketing, que têm acesso a um panorama completo e segmentado dos seus públicos.

Da cotação de produtos e serviços à produção de conteúdo online, o Big Data influencia todas as decisões do marketing para aumentar a sua precisão e alcançar os objetivos do negócio.

Segue-nos: